GOLDBERG, LUIZ GUILHERME (Pelotas, Brasil)
Breve CV
Pianista gaúcho, natural de Rio Grande. Iniciou seus estudos com Marigênia Ferreira e Diva Oliveira, concluindo seu curso básico com Ináh Martensen. Graduou-se pela Universidade Federal de Pelotas, com posterior complementação curricular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde estudou com Bruno Kiefer, Armando Albuquerque, entre outros. Desenvolve intensa pesquisa sobre Alberto Nepomuceno, compositor ao qual se dedicou tanto em seu Mestrado em Música - Práticas Interpretativas (As Valsas Humorísticas de Alberto Nepomuceno: uma edição para performance, 2000) quanto no Doutorado em Música – Musicologia (Um Garatuja entre Wotan e o Fauno: Alberto Nepomuceno e o Modernismo Musical no Brasil, 2008 – menção honrosa Prêmio CAPES de Teses 2008), cursados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Deste compositor ainda publicou várias obras inéditas, como a Sonata para piano e Valse-Impromptu, os Quartetos de Cordas nos. 1 e 3, Un Soneto del Dante, para canto, violino e piano, Valsas Humorísticas op.22, para piano e orquestra (única obra para piano e orquestra de Nepomuceno), e Le Miracle de la Semence para barítono e orquestra, entre outras. Como pianista, também se dedica à divulgação de compositores gaúchos, principalmente, destacando-se obras de Clodomiro Caspary, Flávio Oliveira, Frederico Richter, Hubertus Hofmann, Esther Scliar, Armando Albuquerque.
Desde 1992 desenvolve atividades didáticas e de pesquisa na Universidade Federal de Pelotas, onde lidera o Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais. Coordena o projeto “A Crítica Musical no Brasil” e o “Simpósio Internacional Música e Crítica”. Entre os resultados dessa atividade, publicou, em 2019, os volumes “Oscar Guanabarino e a crítica musical no Brasil: transcrições guanabarinas. Antologia crítica O Paiz”, em 4 volumes, abarcando o período entre 1987-1917, disponível no site https://wp.ufpel.edu.br/criticamusical/oscar-guanabarino/antologia-o-paiz/
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